O Programa de Integridade é o conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria, incentivo à denúncia de irregularidades e aplicação efetiva dos Códigos de Ética e de Conduta e Integridade, políticas e diretrizes com o objetivo específico de detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados, bem como considera como atores os empregados, dirigentes, Conselheiros (de Administração e Fiscal), membros de Comitês, fornecedores, terceirizados e clientes.

O Programa está alinhado com o Planejamento Estratégico da Companhia e está pautado em cinco pilares, os quais estão contidos em três eixos: Prevenção, Detecção e Correição, em observância às diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômicos – OCDE², adotando uma abordagem baseada em riscos, de acordo com a Política de Gestão de Riscos da NUCLEP³. Os pilares de integridade funcionam conjunta e sistematicamente, se inter-relacionando e possibilitando o aperfeiçoamento contínuo do Programa de Integridade NUCLEP.

Com o objetivo de apoiar os órgãos e as entidades do Poder Executivo Federal a implementar Programas de Integridade, a Controladoria-Geral da União (CGU) criou uma série de conteúdos sobre o tema Integridade Pública. Nesta seção, há materiais que abordam assuntos como assédio moral, assédio sexual e responsabilização de agentes públicos e de pessoas jurídicas.

Também são disponibilizados vídeos e folders que podem ser usados internamente pelas instituições para a promoção da cultura de integridade, bem como conteúdos com detalhes técnicos sobre os assuntos. O material é dinâmico e contará com atualizações constantes, com inserção de novos temas. 

Integridade e Valores

Assédio Moral

Assédio Sexual

Responsabilização

Conflito de Interesse e Nepotismo

Denúncias

Proteção ao Denunciante

Conduta íntegra

Riscos para a integridade pública

Liderança com integridade

Meritocracia


 


 

 Downloads