Quarta, 08 Setembro 2021 11:44

NUCLEP entregou novo equipamento para construção do Labgene

Reprodução: Petronotícias

A Nuclep fez nesta semana uma nova e importante entrega para o projeto de desenvolvimento do Laboratório de Geração de Energia NucleoElétrica (LABGENE), localizado em Iperó (SP). O equipamento entregue foi um vaso de pressão do reator. A estrutura faz parte do contrato de fornecimento de seis equipamentos do Sistema de Resfriamento de Emergência do Labgene.

O vaso entregue nesta semana foi o primeiro de dois Tanques de Inundação (VP5 e VP6) que serão fabricados pela Nuclep para o Labgene. Eles foram construídos em material inox e serão usados para inundar o interior do Bloco 40 do Labgene até certa altura para restabelecer as condições de retirada de calor do núcleo, em um eventual caso de acidente.

Além desses equipamentos, a empresa também fabricou dois vasos acumuladores (VP3 e VP4) e dois trocadores de calor (TC1 e TC2). O Labgene, como se sabe, será o protótipo em tamanho real do primeiro Submarino de Propulsão Nuclear do Brasil. A Nuclep atua na construção do chamado Bloco 40, que é o reator do projeto.