Segunda, 17 Janeiro 2022 17:16

NUCLEP ENTREGA PARTE DO BLOCO 40 PARA O CENTRO EXPERIMENTAL ARAMAR

 

Produzidas pela NUCLEP, duas das três seções da parte inferior do Reator Nuclear (Bloco 40) foram recebidas pelo Centro Experimental Aramar. As peças permitirão a continuação do projeto com a montagem eletromecânica e a instalação das partes superiores para fechamento do Bloco, garantindo mais um passo rumo à prontificação do Laboratório de Geração Nucleoelétrica (LABGENE).

Além da estrutura do Bloco 40, a NUCLEP vem trabalhando diuturnamente na fabricação de diversos equipamentos para o LABGENE, alguns dos quais já foram entregues à Marinha. Construídos dentro das mais rigorosas normas internacionais, com o principal objetivo de proteger o ambiente de contaminação e assegurar a segurança de pessoas e instalações. 

Concluído, o LABGENE tem por objetivo servir como protótipo em terra dos sistemas de propulsão que serão instalados no futuro Submarino Convencional com Propulsão Nuclear Brasileiro (SPCN), simulando a operação de seu reator e diversos sistemas eletromecânicos antes de serem instalados no submarino.

Futuramente, o LABGENE também poderá servir de base e laboratório para outros projetos de reator nuclear de potência no Brasil.

"A entrega dos dois setores inferiores do Bloco 40 à Marinha do Brasil demonstra de forma inequívoca a elevada capacidade da NUCLEP na fabricação de equipamentos de grande porte com pleno atendimento dos mais rígidos requisitos nucleares. Há um sentimento de orgulho em todos os profissionais que, direta ou indiretamente, participaram deste momento de sucesso", disse o Diretor Industrial da empresa CMG (EN) Alexandre Magalhães