A  NUCLEP concluiu nessa sexta-feira (1) a entrega para a Diretoria de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DDNM) e ao Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) do fornecimento dos novos equipamentos estratégicos para o protótipo em terra e escala real, do primeiro Submarino de Propulsão Nuclear do País. A empresa é responsável pela fabricação  do Bloco 40 do Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (LABGENE), e esses equipamentos, da parte Nuclear do Submarino SN-BR, fundamentais para segurança durante a operação do reator, visto que tem a função de resfriamento em situações de emergência. A conclusão deste fornecimento foi consolidada nessa sexta com a entrega dos DATABOOKS dos seis Vasos do Sistema de Resfriamento de Emergência do Labgene, sendo 2 (dois) trocadores de calor (TC1 e TC2), 2 (dois) vasos acumuladores (VP3 e VP4) e 2 (dois) tanques de inundação (VP5 e VP6), concluindo parte importante do contrato junto ao DDNM/CTMSP, bem como representando o empenho e dedicação dos funcionários da NUCLEP envolvidos na entrega deste Projeto da Marinha do Brasil.
Festas juninas e julinas, férias, pouca chuva e brincadeiras perigosas. Estes ingredientes tornam o período entre maio e agosto crítico e propício para a ocorrência de incêndios em vegetações, podendo ter graves consequências. Para contribuir na mudança deste quadro, o Comitê Guandu lançou a Campanha Fiscal de Queimadas, que tem por objetivo conscientizar a população para os riscos de práticas como a soltura criminosa de balões, queimada do solo para retirada de plantação ou atos aparentemente simples, como jogar guimba de cigarro no chão. A campanha desenvolvida pelo Comitê Guandu tem apoio de organizações parceiras, que com a adesão ao movimento, vão receber do Comitê um selo de participação. A campanha já conta com apoio, através de divulgação, da CCR RioSP - concessionária que administra a Rio-São Paulo, rodovia que corta alguns municípios da região da bacia hidrográfica - da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE) e da Nuclebrás Equipamentos Pesados, a Nuclep. Prefeituras que integram o Colegiado também demonstram interesse em agregar nas ações de prevenção às queimadas. Segundo a presidente do Comitê Guandu e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado (CERHI), Mayná Coutinho, um levantamento feito pelo Comitê Guandu mostrou que a maioria das incidências dos incêndios são causados pela ação humana e não por acidentes naturais. - Daí a importância de esclarecer a população para minimizar os riscos. A mata atlântica, que cobre 17% da área do estado, é tão importante que pode ter impacto até sobre nosso abastecimento -…
O Gerente Geral de Planejamento e Finanças da NUCLEP, CMG (RM1-IM) Genildo Rodrigues de Araujo foi homenageado pela Marinha do Brasil com a promoção na Ordem do Mérito Naval ao Grau de Oficial.   O Gerente Geral de Planejamento e Finanças da NUCLEP, CMG (RM1-IM) Genildo Rodrigues de Araujo, foi homenageado pela Marinha do Brasil, na tarde dessa quinta-feira (9), com a Ordem do Mérito Naval no grau de Oficial. O diploma lhe foi entregue pelas mãos do Diretor de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar, dada a contribuição da NUCLEP para o Programa Nuclear da MB. A solenidade se deu a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, durante cerimônia militar alusiva ao 157° Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo.   A honraria recebida pelo funcionário representa o reconhecimento da Marinha a importância da NUCLEP nos projetos estratégicos da Força Naval.   “Gostaria de agradecer ao presidente da NUCLEP, CA (RM1) Carlos Henrique Silva Seixas pelo seu sempre apoio e incentivo e ao nosso Comandante da Marinha do Brasil, AE Almir Garnier Santos pelo reconhecimento. A honraria é resultado do trabalho que desenvolvemos na NUCLEP em obras significativas para Defesa e Soberania da Nação. Fazer parte da Força de Trabalho da empresa e continuar atuando em ações relevantes ao nosso País é uma honra para minha trajetória curricular e um grande orgulho como cidadão brasileiro”, disse emocionado o diplomado Oficial, CMG (RM1-IM) Genildo Rodrigues Araujo.   Ordem do Mérito Naval Criada pelo Decreto…
A turma de Jovens Aprendizes de Mecânico de Manutenção de 2022 realizou sua primeira visita à área entre os dias 18/05 a 19/05. Após o período de interrupção das atividades presenciais em razão das restrições impostas pela pandemia, a NUCLEP retoma com todo entusiasmo e energia, o seu programa de Jovem Aprendiz. Com duração de dois anos, sendo o primeiro ano dedicado a aprendizagem teórico-prática no SENAI e o segundo direcionado à pratica profissional, que é realizada diretamente nas instalações fabris da NUCLEP.   Com o objetivo de entender as necessidades da Gerência de Manutenção e Utilidades e trazer inovações em seu projeto final do curso, a turma de 23 alunos que começará às atividades na NUCLEP em dezembro deste ano, fez uma visita geral em seus futuros ambientes de trabalho e tiveram uma conversa com funcionários da área.   “A possibilidade de trazer os alunos para esse network na primeira fase do curso, onde ainda passam pelo treinamento teórico no SENAI é fundamental. Não apenas para motiva-los mas para que já tenham contato com nossos profissionais e com a grandeza do piso fabril e obras da NUCLEP. Dessa forma, já atravessam a parte teórica estimulando ideias que poderão colocar em prática aqui e nas suas apresentações ao final curso”, celebrou o Gerente de Matérias e Treinamento, Waldenir José das Chagas de Oliveira.
Nessa terça-feira (17), a Diretoria Industrial da NUCLEP recebeu as comitivas de autoridades da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa SA (AMAZUL) e da Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha (DDNM). Participaram do encontro nas instalações da NUCLEP, os representantes da AMAZUL,  CA(IM) Sergio Ricardo Machado, Diretor de Administração e Finanças; CMG (RM1-IM) Ricardo Luís Veloso Mendes, Coordenador-Geral de Negócios; e Maurício Moraes Cremonesi, Chefe da Consultoria Jurídica e de Conformidade da empresa. Na comitiva da Diretoria Nuclear da Marinha do Brasil (DDNM) estavam o seu Diretor, CMG (EN) Sérgio Luiz de Carvalho Miranda; o Superintendente de Programas Nucleares, CMG (RM1-EN) André Luiz Braucks Vianna, e o Fiscal Técnico do Bloco 40 do LABGENE, Diego Rabelo Damasceno. Na pauta, foram tratadas as próximas ações na obra do Bloco 40 do Labgene, protótipo em terra e em escala real dos sistemas de propulsão que serão instalados no futuro Submarino de Propulsão Nuclear, obra sendo executada pela NUCLEP, por contratação da AMAZUL. Acompanhados do Diretor Industrial da NUCLEP, CMG (EM) Alexandre Magalhães, os Gerentes Gerais de Fabricação e Supervisão Nível III, Cezar França; de Planejamento, Controle e Treinamento, Marcio Froufe e de Contratos, CF (RM1) Nilo de Almeida, as autoridades visitaram o andamento da obra e todo piso fabril da NUCLEP.  “A experiência foi maravilhosa. Eu adorei conhecer o trabalho importante que a NUCLEP faz. Visitar as instalações é a forma que temos de ver a importância que a empresa tem para a Marinha e para a AMAZUL” afirmou o  C.Alte (IM) Sergio…
No último dia 27 , a Diretoria Comercial da NUCLEP recebeu membros da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), responsável por promover o desenvolvimento do setor e fortalecer a indústria nacional. A visita iniciou com uma breve demonstração do histórico e os projetos que estão em andamento na empresa e foi seguida de duas apresentações de membros da ABIMAQ.  Estiveram presentes na visita o Diretor Administrativo, C.Alte (RM1) Oscar Moreira da Silva Filho, representando o presidente, o Diretor Industrial CMG (EN) Alexandre Magalhães e o Diretor Comercial, Nicola Mirto Neto junto da sua equipe. “A ABIMAQ é uma das principais associações do setor industrial no Brasil e a NUCLEP participa ativamente em suas câmaras setoriais. O evento além de mostrar o potencial da empresa, proporcionou uma aproximação com importantes  empresas do cenário nacional” afirmou Tatiane Oliveira, Gerente de Inteligência Competitiva. Os visitantes seguiram para o parque fabril onde puderam ver de perto o maquinário e a estrutura da NUCLEP. Eles destacaram a capacidade para realizar obras de diversos segmentos. “É muito importante nós termos uma empresa qualificada, capacitada e equipada como a NUCLEP para atender uma demanda estratégica do Brasil” afirmou Arthur de Almeida, presidente da Câmara Setorial de Máquinas, Equipamentos e Componentes do Setor de Defesa e Segurança (CSDS) da ABIMAQ. “A NUCLEP é membro da ABIMAQ, é muito importante conhecer o parque fabril até porque a NUCLEP vem em um movimento de diversificação e podemos ajudar nessa questão de obtenção de novos negócios para a…
Nesta quinta-feira (05), a NUCLEP teve o prazer de receber em seu parque fabril o Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto, antigo Comandante da Marinha, que teve a administração mais longa à frente da Força Naval, entre 2007 e 2015 Ele foi recepcionado pelo Diretor Administrativo ,   CA (RM1) Oscar Moreira da Silva Filho, representando o presidente CA (RM1) Carlos Henrique Seixas, e pelo Diretor Industrial, CMG (EN) Alexandre Magalhães.   O Almirante teve sua gestão marcada pela preocupação com o desenvolvimento de um programa compatível com o Plano Nacional Estratégico de Defesa, onde inseriu o PROSUB e o PROSUPER.  “Foi uma boa visita e satisfeito com a quantidade de serviços que estão sendo realizados por essa grande indústria. A NUCLEP é uma empresa poderosa e importante para a Marinha do Brasil e para todo o País. É uma empresa estratégica, de fundamental importância para a construção dos nossos submarinos. Ela já é maior que Alberto, nosso primeiro Submarino com Propulsão”, comentou o AE de Moura Neto.
Tendo como um de seus principais segmentos a indústria de Petróleo e Gás, a Nuclep mais uma vez marca presença em Houston (EUA), como uma das principais empresas nacionais   na Offshore Technology Conference (OTC), maior evento mundial de petróleo.  Participante da delegação brasileira, a diretoria executiva da NUCLEP, representada pelo seu presidente CA (RM1) Carlos Henrique Silva Seixas e pelo seu diretor Comercial, Nicola Mirto Neto, tem se empenhado no network para trazer resultados em novos contratos e parcerias para a empresa.  Nas fotos, com Luís Félix, Diretor Comercial da M&O Partners; Denis Morais, Gerente Geral da Belga Marine; e Miguel Kozlowski- CEO OTZ Américas.  Divulgação: NUCLEP
A solenidade alusiva aos 132 anos do Corpo de Engenheiros da Marinha do Brasil realizada hoje (14) no Arsenal de Marinha, contou com as presenças do presidente e CA (RM1) Carlos Henrique Silva Seixas, do Diretor Industrial, CMG-EN, Alexandre Magalhães e do Gerente Geral de Planejamento e Finanças CMG (RM1-IM) Genildo Rodrigues de Araujo. “A cerimônia de 2022 foi diferenciada por homenagear um dos nossos. Mais uma vez o nosso Gerente Geral de Fabricação e Supervisão, Cezar França, único engenheiro no Brasil certificado pela Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos como Nível III em Ensaios Não Destrutivos para  construção, manutenção e recuperação de alguns dos equipamentos nucleares mais importantes e estratégicos, recebeu diploma da Marinha em reconhecimento aos serviços prestados ao País”, celebrou o presidente Seixas. Após o evento, ainda na Ilha das Cobras, os representantes da NUCLEP foram recebidos para uma visita institucional pelo Comandante -Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, AE (FN) Jorge Armando Nery Soares. A NUCLEP se orgulha em contribuir com a Marinha do Brasil, na construção dos seus equipamentos mais estratégicos para a manutenção da soberania do Nação. Nas fotos, o premiado Gerente Geral de Fabricação e Supervisão, engenheiro Asme III Cezar França, com o ex Diretor Industrial na NUCLEP, atual Diretor de Engenharia Naval da Marinha, CA(EN) Márcio Ximenes Virgínio da Silva, e o atual Diretor Industrial da NUCLEP,  CMG (EN), Alexandre Magalhães. Foto anterior- O presidente da NUCLEP, CA (RM1) Carlos Henrique Silva Seixas e o Gerente Geral de Planejamento e Finanças CMG (RM1-IM),…
Nesta segunda-feira (11), o presidente CA (RM1) Carlos Henrique Silva Seixas recebeu o prêmio de melhor pregão na Categoria “Objeto Mais Inusitado” pela contratação de serviço continuado sem dedicação exclusiva de mão de obra, consistente no controle de pombos, por meio da falcoaria. O prêmio foi entregue pelo Gerente Geral de Compras e Serviços (AC), CMG (RM1-IM) Fernando de Jesus Coutinho, que representou a NUCLEP no 17° Congresso Brasileiro de Pregoeiros, organizado pelo Instituto Negócios Públicos, em Foz do Iguaçu, no dia 29 de março. A conquista foi adquirida pela expertise dos funcionários Thiago Soares Rodrigues, técnico em Meio Ambiente, elaborador do Termo de Referência, e Leonardo Ribeiro dos Santos, Administrador da Gerência Geral de Compras e Serviços. “O prêmio é importante por mostrar a importância que a empresa tem neste momento do país pela qualidade do trabalho dos nossos funcionários”, concluiu o presidente Seixas. “Parabéns a eles e a diretoria que recebe esse prêmio com muito prazer”.