Tecnologia

equipe trabalhando na sala limpa

Sala Limpa

Um ambiente controlado especial para a soldagem de componentes nucleares e equipamentos especiais.

Com controle de acesso de pessoas, ferramentas, produtos e dispositivos, esse ambiente, com o mesmo tipo de monitoramento de um centro cirúrgico, exige que equipes de trabalho e visitantes utilizem roupas especiais, além de uma capa para os sapatos, impedindo a entrada de qualquer tipo de partícula no ambiente.
A Sala Limpa da NUCLEP é de classificação: 100.000 partículas 0,5 µm / ft3. Possui 1.117 metros quadrados (45 m x 26 m) com 8 m de altura. Os portões metálicos e tetos retráteis possibilitam a colocação de equipamentos de grandes dimensões com até 200 Ton. A pressão interna que faz com que o fluxo de ar seja direcionado sempre de dentro pra fora, mesmo quando a porta da sala encontra-se aberta.
Este ambiente possui um sistema de ventilação com filtros e controle da temperatura e pressão. A verificação da qualidade do ar é feita diretamente através do programa supervisor de controle, enquanto a qualidade do ar é assegurada através do controle da pressão diferencial dos filtros. A umidade relativa do ar fica abaixo de 60% e temperatura ambiente é mantida em 22°C.

sala limpa