Terminal Portuário da Nuclep recebe simulado de emergência ambiental

- Por Olivia Kerhsbaumer

A Gerência de Meio Ambiente realizou, no dia 04/07 (quarta-feira), o Simulado de Emergência Ambiental do Terminal Portuário da Nuclep. O objetivo foi demonstrar, por meios práticos, os procedimentos e ações necessários para casos de acidentes ambientais.

A situação foi demonstrada por meio de uma cena de colisão de uma embarcação com o dolfim de atracação, que gerou um vazamento de óleo representado pelo uso de mantas absorventes. No simulado, a equipe operacional do terminal detectou o vazamento e avisou a central de emergência, que imediatamente acionou a brigada ambiental e a empresa Hidroclean, encarregada de prestar o serviço de atendimento à emergência de vazamento de óleo no mar. Os órgãos externos também foram informados em obediência ao fluxo de comunicação do plano de ação de emergência ambiental.

O simulado de emergência ambiental do Terminal é um procedimento anual obrigatório para cumprir a exigência da licença de operação da Nuclep e da legislação ambiental vigente. Além disso, a cada semestre são realizados treinamentos teóricos e práticos para a formação da brigada ambiental.