Tecnologia

solda

Engenharia

Coordenação Especial de Engenharia de Soldagem

Por ser sua especialidade como uma empresa de caldeiraria pesada, a NUCLEP possui um setor de Engenharia de Soldagem, criado para estudar e garantir a qualidade da produção. Composto por um corpo de engenheiros especializados em materiais e engenharia de soldagem, técnicos e pessoal de apoio, como supervisores e soldadores. Suas principais atividades são: Planejamento e definição dos métodos e processos de soldagem aplicáveis a um determinado produto, incluindo-se a especificação dos materiais e consumíveis envolvidos; Suporte técnico à fabricação; Treinamento e qualificação de soldadores e operadores de soldagem; Qualificação e procedimentos de soldagem. A NUCLEP possui uma oficina de soldagem com todas as facilidades necessárias à realização dos trabalhos de treinamento e qualificação. Com excelência reconhecida na soldagem de aço ao carbono, baixa liga e inoxidáveis, com espessura de até 300mm, bem como ligas de níquel e titânio, é nessa oficina que são testados e desenvolvidos novos processos e soldagem de novos materiais, atualmente os aços Cromo-Molibdênio-Vanádio (CrMoV).

Controle da Qualidade

A Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A – NUCLEP possui, dentro de seu controle de qualidade, uma série de diferenciais que a qualificam como uma das maiores indústrias de caldeiraria pesada do mundo. Bunker para a realização de radiografias sem interrupção dos trabalhos na fábrica; Laboratório de ensaios mecânicos (tração, compressão, impacto, dobramento, pellini, fadiga) e metalográficos (micrografia e macrografia); Laboratório de calibração de instrumentos e equipamentos reconhecido e aceito pela Sociedade de Engenheiros Mecânicos dos Estados Unidos (ASME, da sigla em inglês), Eletronuclear e Petrobras; Todas estas atividades e as inspeções das obras são realizadas por profissionais qualificados e certificados por entidades nacionais, como: FBTS, ABENDI, ABRACO; e internacionais: ASME

Gerência Geral Técnica

Considerada um centro de excelência profissional, a competência da Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A – NUCLEP para a produção de equipamentos se inicia no desenvolvimento do projeto mecânico. Para isso, o corpo profissional da empresa conta com engenheiros especializados e modernos recursos computacionais para cálculos e análises pelo método dos elementos finitos. Definido o item a ser produzido, trabalhadores altamente qualificados desenvolvem o projeto de fabricação, ou seja, definem a sequencia, os métodos e os processos de fabricação, assim como os documentos necessários para a aquisição de materiais, equipamentos ou serviços, desenhos, planos e procedimentos executivos. Além disso, produzem os documentos a fim de garantir que o produto final tenha as especificações e exigências contratadas.

gerador de vaporgerador de vaportorno