Noticias

  • Saiu na mídia: "A longa parceria entre Marinha e Nuclep"

    Por Bernardo Mendes Barata

    Com a missão de atender demandas estratégicas do País, principalmente nas áreas nuclear, de defesa, de petróleo e gás e de geração de outras fontes de energia desde quando foi criada, em meados da década de 1970, a Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep) possui uma parceria de sucesso com a Marinha do Brasil e, mais especificamente, com o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP).

     

    Para ler a matéria completa, acesse o link:

    http://www.defesaaereanaval.com.br/a-longa-parceria-entre-marinha-e-nuclep/

     

  • Novo ministro de Minas e Energia elogia gestão de Carlos Henrique Seixas a frente da Nuclep

    Em encontro essa semana em Brasília, o novo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, destacou a importância e desempenho ímpar do presidente da Nuclep, Carlos Henrique Seixas, a frente da empresa.

    Segundo o ministro, é fundamental a manutenção da liderança de Seixas a frente da Nuclep. “É notório o seu esforço e trabalho  dentro e fora do país, no sentido de captar projetos diversificados a serem desenvolvidos na empresa”, afirmou.

    Além disso, ele reforçou a importância do empenho da Nuclep ao contribuir com a construção do primeiro submarino brasileiro Riachuelo S – 40, sendo a responsável pela concepção dos cascos resistentes. A empresa, conta ainda com um dos maiores complexos industriais do Brasil.

    O presidente Seixas, que prestigiou o ministro na cerimônia de transmissão de cargo, ratificou a importância da escolha de Bento para o MME e do convite para continuar no comando da Nuclep:  “A escolha do Almirante Bento para o ministério de Minas e Energia foi muito acertada. Ele é um dos profissionais que mais conhece o setor nuclear brasileiro. Sobre a minha permanência na empresa, só sinto orgulho.

    Temos uma equipe de primeira grandeza ajudando a tocar a empresa, que vem alcançando importantes resultados e vitórias”.

  • Nuclep passa para o Ministério de Minas e Energia

    No dia 1 de janeiro de 2019, o presidente da República Jair Bolsonaro publicou o decreto que traz a vinculação das entidades de administração pública federal indireta e prevê a supervisão da Nuclep ao Ministério de Minas e Energia, bem como da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), sendo que ambas eram anteriormente vinculadas ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

    O presidente da Nuclep Carlos Henrique Seixas esteve presente na cerimônia de transmissão de cargo do novo ministro de Minas e Energia, almirante-de-esquadra Bento Albuquerque Junior, que é um dos defensores da retomada do projeto da usina nuclear Angra 3 e foi membro do Conselho de Administração da Nuclep até seu nome ser indicado para o ministério.

  • Lançamento do Submarino Riachuelo - S40

    Na manhã desta sexta-feira (14), foi realizada a cerimônia de lançamento do submarino brasileiro Riachuelo – S40. O primeiro de uma frota de quatro novos navios da Marinha do Brasil entrou no mar pela primeira vez no Complexo Naval de Itaguaí, no evento que contou com a presença do presidente da república Michel Temer e do presidente eleito Jair Bolsonaro.

    Representaram a Nuclep na solenidade, o presidente Carlos Henrique Seixas, o diretor Administrativo Luzenildes Sant’Ana, diretor Comercial José Mauro Esteves, diretor Industrial Márcio Ximenes e colaboradores que participaram diretamente na fabricação do Submarino.

    A Nuclep teve papel fundamental na concepção do Riachuelo S – 40, sendo a responsável pela construção dos cascos resistentes.

  • Nuclep presente no IV Encontro de Negócios

    Representantes da Nuclep participaram, no dia 28 de novembro, do IV Encontro de Negócios, realizado pelo Fórum de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Itaguaí e promovido pelo Sebrae e Firjan. O evento ocorreu no Hotel Tulip Inn, e teve como foco produtos e serviços relacionados às utilidades industriais e construção civil. O encontro também oferece oportunidade às pequenas e médias empresas de disponibilizarem serviços e produtos às grandes empresas instaladas em Itaguaí, como a Nuclep.

    Através de reuniões comerciais simultâneas, os convidados fizeram contato com pequenas, médias e grandes empresas. O evento, proporcionou não somente uma oportunidade de networking para empresas, mas como também uma chance de ampliar suas redes de contato, divulgar seu negócio, conhecer potenciais fornecedores e formar novas parcerias.

    Ao todo, participaram 52 pequenas e médias empresas, além das grandes e renomadas como Nuclep, BRZ, MRV, ICN, CSN, Odebrecht, Sepetiba Tecon e Porto Sudeste.

  • Nuclep reinaugura Laboratório de Ensaios Destrutivos

    A Diretoria Industrial da Nuclep reinaugurou, no dia 27, o Laboratório de Ensaios Destrutivos. Instalado no Galpão Principal da fábrica, o laboratório conta com equipamentos modernos e de alta tecnologia capazes de atender tanto a demanda da empresa quanto a do mercado e de instituições de pesquisa.

    O projeto de recuperação e modernização disponibiliza novos equipamentos de alta tecnologia e também uma nova estrutura capaz de ensaiar corpos-de-prova e de qualificação de procedimentos de soldagem, qualificação de soldadores e de amostra de soldas de produção dos componentes em fabricação, inclusive, para a área nuclear. Segundo o diretor Industrial Marcio Ximenes, a Nuclep acertou ao revitalizar o laboratório que foi inaugurado juntamente com a empresa em 1980: “Foi uma decisão acertada, além de visionária, garantido à Nuclep a capacitação esperada para uma empresa estratégica de seu porte e missão no contexto nuclear brasileiro”. Em 2019 está previsto a reinauguração do laboratório de Calibração.

    Marcaram presença no evento, representantes das empresas parceiras ICN, INB, Eletronuclear, DDNM e IBQN, diretores e gerentes da Nuclep, além do presidente Carlos Henrique Seixas e do ex-presidente Liberal Ênio Zanelatto que, após a cerimônia de descerramento do laboratório, fizeram visita às instalações da fábrica.

  • Nuclep presente em evento do CTMSP

    Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo comemora 32 anos de atividades consolidando o Brasil na tecnologia nuclear O presidente da Nuclep, Carlos Henrique Silva Seixas, participou da celebração dos 32 anos do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo – CTMSP na manhã desta quinta-feira (25), no Centro Experimental Aramar, no município paulista de Iperó. O CTMSP é a organização militar executora do Programa Nuclear da Marinha do Brasil, cuja missão é capacitar o país no domínio dos processos tecnológicos, industriais e operacionais de instalações nucleares aplicáveis à propulsão naval. Para o presidente Seixas, a atuação do Centro é fundamental ao consolidar o Brasil na área nuclear ao capacitar o país no processo de domínio dessa tecnologia e que, este evento, é “de significativa importância para aproximar ainda mais a Nuclep da nossa Marinha do Brasil”. Em seu discurso, o diretor do CTMSP, vice-almirante Sydney dos Santos Neves, agradeceu a contribuição da Nuclep no Programa de Submarinos e, principalmente, no projeto de desenvolvimento do Programa do Submarino de Propulsão Nuclear da Marinha do Brasil. Na foto, da esquerda para a direita, Alte Max (coordenador geral do COGESM), Alte Bento (diretor geral do DGDNTM), Alte Seixas e o Alte Neves.

  • Nuclep homenageia equipe responsável por renovação do ASME III

    O presidente da Nuclep, Carlos Henrique Seixas, realizou, no dia 16, a cerimônia de congratulação e reconhecimento pelo desempenho dos empregados envolvidos na renovação do certificado ASME III, conferido pela Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos, que mantém a Nuclep como a única empresa no Brasil habilitada a marcar os equipamentos nucleares com o selo ASME, que tem reconhecimento internacional.

    A certificação deste ano, que foi renovada pela sexta vez, não registrou nenhuma inadequação o que, para o presidente Seixas, é motivo de orgulho: “Recebemos esta certificação graças ao mérito dos senhores e senhoras. Nós temos uma empresa fantástica, devemos ter orgulho de fazer parte de uma empresa como esta. Quando as pessoas visitam a empresa, elas saem daqui sentindo-se orgulhosas de serem brasileiros. Parabéns pela conquista”, ressaltou o presidente.

  • Nuclep participa do programa do Sebrae Venda Mais

    Representantes do setor de Compras da Nuclep estiveram na Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Itaguaí (Aciapi), na manhã desta quarta (17), para apresentar às pequenas e médias empresas da cidade como participar do processo de compras de produtos e serviços demandados pela Nuclep, no workshop Venda Mais, promovido pelo Sebrae.

    Esta ação é parte do Fórum do Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Itaguaí, que surgiu em 2015 para oferecer oportunidades para as pequenas e médias empresas instaladas no município venderem para as grandes companhias na cidade. São elas: Nuclep, Vale, ICN, Porto Sudeste, CSN e SEPETIBA TECON. O Fórum é coordenado pelo Sebrae com o apoio da Firjan e da Aciapi.

  • Nuclep participa de XV Congresso Nacional de Meio Ambiente

    A Gerência de Meio Ambiente da Nuclep esteve presente, no período de 25 a 28 de setembro, do XV Congresso Nacional de Meio Ambiente, em Poços de Caldas – MG. Durante o evento a engenheira de Meio Ambiente, Viviane Montebello Carvalhosa e a técnica em Meio Ambiente, Cintia Roberta Sevilha dos Santos, apresentaram dois artigos, aprovados pela comissão organizadora do congresso: “Estruturação do plano de gerenciamento de resíduos sólidos para uma indústria de caldeiraria pesada” e  “Coleta seletiva solidária: uma ferramenta para o empoderamento de catadoras de material reciclável e o desenvolvimento sustentável de cooperativas”. 

    “Os resultados apresentados são fruto de trabalhos desenvolvidos pela Gerência de Meio Ambiente da empresa e demonstram como a Nuclep elabora conteúdo para o meio científico e para o desenvolvimento sustentável do país”, destacou a engenheira e gerente de Meio Ambiente, Viviane.

Pages